quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O HOMEM E A BARBA...













 

O HOMEM E A BARBA...

Levítico 19
2não comereis coisa alguma com sangue; não praticareis adivinhações nem feitiçarias. 27 não cortareis vosso cabelo dos lados da cabeça, nem aparareis as pontas da barba. 28 não fareis cortes no corpo como sinal de lamento pela morte de alguém, também não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou “yahweh”.…

Embora o foco principal do grupo seja a questão sobre a verdade a respeito do nome original, deixei claro que nada impede de que discutamos outros assuntos bíblicos. E aqui vão algumas colocações sobre o assunto “barba”,(versículo 27), que há muito tempo venho pensando em colocá-lo em pauta, devido algumas práticas aparentemente contraditórias entre alguns youtubers do gênero. Primeira: “Nem aparareis as pontas da barba. ” Isto significa que homens que, por natureza, a barba pode crescer até alcançar o chão, não podem apará-la?

Segunda: Tenho a impressão de que muitos adeptos da “intocabilidade” da barba não levam em conta ou não atentam para o fato de que a barba tem duas pontas, ou "extremidades", como algumas versões bíblicas. Uma das extremidades está "plantada" na pele, e a outra se distancia da pele conforme o crescimento. Concordam ou não?

Terceira: Resumindo a questão, o mandamento é para não raspar a barba rente a pele, deixando sempre uma certa quantidade, ou para deixa-la intocável, mesmo que chegue ao chão ou a um volume potencialmente anti-higiênico e desconfortável?

Quarta: O povo judeu antigo, principalmente os profetas, usavam barbas muito grandes e volumosas, por mandamento, ou porque eram nômades, andarilhos, além de outros motivos? 

Quinta: Seria, também, pelo fato de barba não ser uma coisa muito prática de se cuidar, daí a razão para a existência da profissão de barbeiro? Levemos também em conta que naqueles tempos remotos, nem gilete industrial existia? São apenas indagações que faço, Não estou afirmando nada como verdade!

Sexta: O importante é manter uma certa quantidade de barba, que dê para diferenciar bem, um homem de uma mulher, até porque existem homens com rostos "muito delicados," muito parecidos ao de mulher?

Sétima: O que acham de se manter uma barba crescendo indefinidamente, a ponto de atrapalhar até a necessidade que temos de comer e de se fazer uma higiene prática e adequada? 

Não sou o dono da verdade, e, enfatizando, não estou afirmando nada, como tal, apenas indagando e esperançoso de que alguém respeitosamente comente, aprovando ou desaprovando o meu modo de pensar a respeito, no todo ou em parte o que eu expus aqui!

Embora uma certa pessoa, que ultimamente tenho assistido muito, possa ter servido de "a gota d'água que faltava" para que eu elaborasse esse pequeno escrito, há muito tempo que essa colocação está em minha mente, "esperando" a hora de passá-la para o papel. 

Coloco essa questão como genérica, não vai "endereçada" a ninguém.

Creio que o Altíssimo não criaria o homem com barba se não fosse com o propósito de que a  mesma fizesse parte do seu corpo. Por isso eu não faço uso de giletes, barbeadores ou coisas do gênero, de modo a me deixar de rosto pelado. Quando entendo que ela está ficando demasiadamente grande, dou uma aparada, assim como o meu cabelo. Enfatizando, esse pequeno escrito não é uma crítica a ninguém, apenas um estudo pessoal sobre parte das Escrituras que o torno público. Entendo que todos tem o direito de fazer da sua barba e do seu cabelo o que bem entender.

Gostaria muito que comentassem... Que o Altíssimo nos abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário