terça-feira, 29 de agosto de 2023

UMA IMAGEM QUE VALE MAIS QUE MUITOS CURSOS DE FACULDADES TEOLÓGICAS?

 




"Uma imagem vale mais que mil palavras"! Ótimo e elogiável raciocínio! Mas, podemos ir mais longe e dizer que uma imagem pode valer mais que muitos cursos de faculdades teológicas! Creio que é o caso da imagem que vemos acima! O que a meu ver foi criado para ser de uma extrema simplicidade, o evangelho do Mashiach, foi transformado numa complexa e intrigante polêmica, que foi necessário a criação de muitas faculdades de teologia, além da elaboração de muitos livros e matérias, que não dão conta de chegada a um consenso, causando divisões, rivalidades, e uma notória disputa por dinheiro!
É notório que a facilidade de arrecadação de dinheiro através de criação de crenças religiosas, denominações, algumas criadas até com esse propósito, faz com que muitos religiosos que tem o dom de lideranças, e que são relegados a segundo e terceiro plano dentro de denominações, partam para um "ministério" próprio, onde, então, estão livres para arrecadar dinheiro e fazer dele o que bem entender!
Vejo que aquilo que gera divisões entre irmãos e lucros com mensalidades de faculdades, venda de livros, etc, poderia ser resumido em um corpo dinâmico com vários membros, onde uns supririam dentro do possível as necessidades de outros e teriam suas próprias necessidades supridas ou amenizadas, também dentro do possível.
Creio que aquilo que se aprende em faculdades e livros, são pormenores secundários que poderiam ser discutidos dentro de casas, ao ar livre e até dentro de benfeitorias imobiliárias criadas para esse fim, desde que tenham características mais voltadas para escolas, e não para templos religiosos!
“O Ser, que fez o mundo e tudo o que nele há, é o Soberano do Céu e da Terra, e não habita em templos feitos por mãos humanas” (At 17,24).
Entendo que o sistema religioso dá suas explicações interpretativas sobre esse versículo, com o intuito de justificar a construção de templos. Eu, no entanto, acho essa prática um desperdício de recursos, que poderiam serem investidos de formas mais racionais nos propósitos do Pai Celestial!
Como exemplo, eu cito chácaras, sítios e fazendas comunitárias. Comércios, oficinas, fábricas, creches, escolas, alojamentos, construtoras... Tudo de fato no propósito comunitário, igual ou análogo ao tempo dos apóstolos.







Num mundo que jaz no maligno, precisamos uns dos outros, e é através da ajuda mútua que temos base para seguir em frente!
    Entendo que a igreja do Mashiach é uma só família, um só corpo, amando o Pai Celestial acima de tudo, e o próximo como a si mesmo... (Lucas 10: 27)...
Não ame o próximo com palavras ditas da boca pra fora, mas, com obra e em verdade... ("Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." I João 3 : 18)... Isso significa que o amor tem que ser verdadeiro, sem egoísmo? Que os irmãos se contentem com o sustento do corpo, um teto e roupas para se cobrir, isso facilita uma possível sobra de recursos para que carreguemos as cargas uns dos outros,,, ("Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei do Mashiach." Gálatas 6 : 2)... ("Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." I Timóteo 6 : 8) (⁴ porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, ⁵ assim nós, que somos muitos, somos um só corpo no Mashiach, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12: 4 e 5)

 Que a igreja sem templos seja dinâmica, a ponto de deixar aos "mortos" o enterrar os seus mortos, por a mão no arado sem olhar para trás e não se prender a entes queridos (ao meu ver, não se trata de abandonar, não amar, ou fugir as responsabilidades)...  (59  "E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60  Mas o Mashiach lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino do Altíssimo. 61  Disse também outro: Mashiach, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62  E o Mashiah lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino dos Céus." Lucas 59 a 62)... (34  "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35  Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36  E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. 37  Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." Mateus 10: 34 a 37) (Creio que isso não significa que, abaixo do Pai Celestial e Seu Filho Unigênito, não podemos e devemos amar nossos queridos parentes de sangue!).
Entendo que ganhar dinheiro além do necessário à sobrevivência não é pecado, desde que seja para o bem comum, não fazendo acúmulo de riquezas... (19  "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6: 19 a 21)... ("E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino do Pai Celestial." Mateus 19 : 24). ("E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;" Mateus 13 : 22). ("E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas o Mashiach, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino do Altíssimo!" Marcos 10 : 24). ("Disse-lhe o Mashiach: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." Mateus 19: 21). (32  "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33  E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Mashiach, e em todos eles havia abundante graça. 34  Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos". Atos 4: 33 a 34).
Se alguém souber de uma Igreja com essas características, me indique, por favor! Caso não conheça, que tal começarem uma? Sendo possível, até deixando os mortos (espirituais?) enterrando os mortos (carnais?) e se mudando de cidade ou até de estado se for preciso para se juntarem a outros irmãos? "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." !!! (Mateus 18 : 20). 

(²⁷ "Mas o Pai Celestial escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes";
²⁸ E Pai Celestial escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
²⁹ Para que nenhuma carne se glorie perante ele". 
1 Coríntios 1:27-29).
Ceio que temos diante de nós dois evangelhos: o integral, do tempo dos apóstolos, e o "refinado", dos dias de hoje! Cabem aos que almejam o Reino Prometido escolher um! Eu já fiz a minha escolha! Desejo a paz do Altíssimo para todos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário